O Brasil é o maior produtor mundial de carvão vegetal e esse tipo de produção tem como principal matéria prima o gênero Eucalyptus

Home  »  NOTÍCIAS  »  O Brasil é o maior produtor mundial de carvão vegetal e esse tipo de produção tem como principal matéria prima o gênero Eucalyptus
mai 14, 2014 0 Comentários ›› admin

535033512a099d8aba91e50334c22edb08157f29c38f6

Um comunicado técnico da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – no caso, a Embrapa Florestas – de autoria de Laís Buttini, Isabella Peringer Capelari e Edson Alves de Lima, analisa a influência da posição do tronco nas características do carvão de Eucalyptus benthamii.

Dentre as várias funções do carvão vegetal, está seu uso como combustível para aquecedores, lareiras, churrasqueiras e fogões à lenha, porém sua maior demanda está relacionada à siderurgia.

O Brasil é o maior produtor mundial de carvão vegetal e esse tipo de produção tem como principal matéria prima o gênero Eucalyptus – por questões ambientais, de produtividade e econômicas. Além disso, o carvão produzido é de boa qualidade e de baixo custo.

O Eucalyptus benthamii possui alta produção de biomassa e vem sendo estudado a fim de demonstrar o seu real potencial para fins energéticos. Visto que a variabilidade deste material é um problema para seu uso final, procura-se então caracterizar a qualidade energética desta espécie na produção do carvão, determinando a influência da posição da madeira no tronco destas árvores sobre o rendimento e qualidade do produto.

Para isto, foi realizada uma pesquisa na qual foram coletados discos de árvores com sete anos, em diferentes posições: por todo o tronco – tudo com técnicas específicas para esse tipo de experimento, com o material carbonizado. Também foi analisado o teor de materiais voláteis, cinzas e carbono fixo.

O carvão vegetal produzido a partir de amostras de Eucalyptus benthamii apresentou diferenças significativas apenas para o rendimento do carvão, onde o melhor rendimento foi aos 100% da altura comercial, seguido da região da base (0%) e dos 50% do tronco. Para os teores de materiais voláteis, carbono fixo e cinzas, além do poder calorífico superior, não houve diferenças significativas. Portanto, para a produção de carvão vegetal, a madeira proveniente de qualquer posição no tronco fornecerá um produto com características semelhantes.


Deixe um comentário